top of page
sunset-over-the-wheat-field-picjumbo-com_edited.jpg

OS PROMOTORES

A Cátedra UNESCO de Educação para Paz Global Sustentável (E=GPS) é um projeto que reúne dentro das suas competências quatro principais linhas de atuação - investigação científica aplicada, formação e educação avançada, inovação nas práticas e disseminação. 

 

Pretende promover uma abordagem científica e uma práxis à complexidade da paz, particularmente na sua relação com o bem-estar e a qualidade de vida a múltiplos níveis: individual, coletivo, nacional, internacional. 

 

Aborda a paz do ponto de vista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, dos Direitos Humanos e da Felicidade Pública. Trata-se de uma abordagem positiva à paz positiva global. Em particular, irá considerar o ponto de vista da sustentabilidade: tanto de uma perspetiva ambiental, como em termos de manutenção da paz nas organizações e instituições. 

Saiba mais aqui.

A InterViver - Associação para a Promoção da Saúde, do Bem-Estar e da Paz é uma Associação sem fins lucrativos que pretende contribuir ativamente para o fomento da participação cívica no desenvolvimento das comunidades locais.

 

Parte do princípio que a resolução dos problemas nas áreas da Saúde, do Bem-Estar e da Paz não compete exclusivamente ao Estado, ou às autoridades locais, sendo fundamental o contributo e o envolvimento da sociedade civil. 

 

Nesse sentido, incentiva à constituição de equipas de trabalho que se dediquem empenhadamente, em diálogo democrático e pluralista, e em colaboração com as entidades responsáveis, à identificação dos problemas na área da saúde, do bem-estar e da paz, cuja resolução seja possível com o contributo e o envolvimento da sociedade civil.

Saiba mais aqui.

categra logo.png
interviver logo.jpeg

A EQUIPA

5b194390d165b-1-1_edited_edited.jpg

Helena Águeda Marujo

Coordenadora Científica

Doutorada em Psicologia (Psicoterapia e Aconselhamento Educacional) pela Universidade de Lisboa. Professora Associada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, onde exerce os cargos de Coordenadora-Executiva de Mestrados e Doutoramentos em Politicas de Desenvolvimento de Recursos Humanos, de Coordenadora Cientifica da Pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada e onde é investigadora integrada do Centro de Administração e Politicas Publicas (CAPP) e membro da Comissão de Ética.

 

Coordenadora da Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável da Universidade de Lisboa. Membro do Conselho Consultivo da International Positive Psychology Association.

Autora de várias obras cientificas e de divulgação da ciência, teve como publicações mais recentes em Língua Portuguesa, em co-autoria, o livro “Humanizar as Organizações: Novos Sentidos para a Gestão de Pessoas” da Editora RH,  e na Editora Pactor/ISCSP o livro “Educação para a Paz Global Sustentável: Complexidades e Conributos.”

António_edited_edited.jpg

António Reca de Sousa

Coordenador-Executivo

Foi presidente da Federação das Associações de Pais do Concelho de Cascais (2003-2013). Coordenou o projeto “Ponto de Escuta” (prevenção indicada e selecionada para alunos), em parceria com a Câmara de Cascais e a @titude, 

 

Coordenou também o “Coisas de Todos Nós”, um projeto de desenvolvimento parental, em parceria com a Câmara, os Agrupamentos de Escolas de Cascais, a Fundação para o Estudo, Prevenção e Tratamento de Toxicodependências, a DG de Inovação e Desenvolvimento Curricular (ME) e o SICAD.

Traduziu e publicou o manual “Aulas de Bem-Estar Pessoal para o 2.º e 3.º Ciclos – Psicologia Positiva em Ação”, da Prof. Ilona Boniwell & Lucy Ryan. 

Atualmente, é Presidente e fundador da Interviver – Associação para a promoção da Saúde, do Bem-estar e da Paz e Coordenador de equipa de facilitadores-voluntários do Programa de Educação para a Paz, da Fundação Prem Rawat (comunidades terapêuticas, estabelecimentos prisionais, universidades sénior, etc.)

Sara Midões_edited.jpg

Sara Midões

Coordenadora-Adjunta

Licenciada em Direito pela UL e com um mestrado em Marketing no ISCTE-Business School. Mais recentemente estudou a Ciência do Bem-Estar, na Universidade de Yale (online), e tirou uma Pós-Graduação em Psicologia Positiva Aplicada no ISCSP. Certificada em Mediação de Conflitos pelo IMAP.


Com um percurso profissional ligado à Comunicação e ao Marketing, tem mais de 15 anos de experiência executiva e formação em contexto corporativo.

 

Atualmente é Coordenadora-Executiva e Docente no Curso de Liderança Positiva e Empática do IFOR-ISCSP.

 

Fundadora da Community - Positive Work. Better Lives

 

Consultora, Formadora e Positive Psychology Practitioner, com especialização em comunicação positiva, empatia e liderança positiva.

bottom of page